quarta-feira, 3 de março de 2010

A arquitetura global do texto

A estrutura geral dos gêneros de texto é constituída por elementos textuais e paratextuais.
Os elementos textuais são a essência do texto global e são responsáveis pelos propósitos comunicativos principais. Abrangem do primeiro ao último parágrafo do enunciado textual.
Os elementos paratextuais são os que contribuem para formar o sentido global do texto. Existem elementos paratextuais pré-textuais e pós-textuais. Os pré-textuais são os que precedem o texto e os pós-textuais são os que complementam e finalizam o texto. No que tange ao gênero de texto correspondência, os elementos pré-textuais são compostos, geralmente, por: identificadores, localizadores (rua, número, bairro, cidade, estado, país, CEP), elementos de contato (telefone, email, fax, site), local e data, índice e número, epígrafe e vocativo; e os pós-textuais, em sua maioria, compõem-se de frase de fechamento, fórmula de respeito, assinatura, iniciais, P.S., aviso de cópias, aviso de anexos e rodapé.
Diante desse contexto de elementos que participam da estrutura das correspondências, será demonstrada a seguir a arquitetura global de alguns avisos, os quais serão utilizados para fundamentar o trabalho.

Exemplo 01: Aviso modelo do Manual de Redação da Presidência da República.

Este aviso, por conseqüência da sua formalidade, contém inúmeros elementos paratextuais pré-textuais e pós-textuais, conforme vemos na tabela a seguir:



Exemplo 02: Aviso encontrado na Universidade do Estado da Bahia – Departamento de Ciências Humanas e Tecnologia – Campus XIX – Camaçari.

O segundo aviso demonstrado também apresenta elementos paratextuais e difere do primeiro exemplo quanto à localização do “local e data” como elemento pós-textual, fato este que não prejudica a estrutura do gênero nem o entendimento do público-alvo. Segue a estrutura do aviso 02:




Exemplo 03: Aviso encontrado na Universidade do Estado da Bahia – Departamento de Ciências Humanas e Tecnologia – Campus XIX – Camaçari.

Por conta da informalidade quanto à forma de apresentação do aviso 03, nota-se que o mesmo não apresenta elementos paratextuais, somente a identificação do gênero e o enunciado textual, diferenciando-se assim dos exemplos 01 e 02.

Um comentário:

  1. Como havia dito, o título faz parte do elemento pré-textual. Observe que falta pós-textos, o que "fere" a Lei da Exaustividade de Grice

    ResponderExcluir